Carlsen campeão Mundial de Xadrez Rápido e Blitz
- Adm Estrategista
- 30 de dez. de 2023
- 3 min de leitura
Finalizou hoje, no Uzbequistão, o Mundial de Xadrez Rápido e Blitz 2023.
A competição reuniu as estrelas do xadrez mundial e jogadores em ascensão, o que promoveu um espetáculo de muito xadrez neste final de ano.
Mundial Rápido (15'+10" em 13 rodadas)
O norueguês Magnus Carlsen deu um show e, de forma invicta, venceu novamente o Mundial de Rápidas finalizando com 10/13 (7V 6E 0D)!
Esta é a 5ª vez que ele vence a competição e mostrou o por quê é considerado um dos melhores de todos os tempos!
Durante uma das coletivas de imprensa falou sobre Kasparov:
"Sempre disse que acho que Garry Kasparov é o melhor jogador que já existiu. Quanto a mim, deixe-me continuar jogando o jogo que amo por mais alguns anos, e então veremos."
Um momento curioso da competição foi promovido pelo GM indiano Surya Ganguly, que levou um xequemate "escolar" em 8 jogadas e bateu um recorde não tão agradável para a sua carreira, como o "mate mais rápido da história dos mundiais".
O pódio foi formado por: 1º Magnus Carlsen 10,0 2º Vladimir Fedoseev 9,5 3º Yu Yangyi 9,0

Mundial Blitz (3'+2" em 21 rodadas)
E no Blitz, Magnus novamente foi soberano e venceu a competição! Marcou impressionantes 16/21 (12V 8E 1D), em uma reta final expressiva com 6 vitórias consecutivas a partir da 14ª rodada!
Não perca as contas, este é o 7º Campeonato Mundial Blitz do norueguês!!
Um fato curioso, que rendeu boas risadas dos internautas, foi a partida entre os compatriotas Dubov e Nepomniachtchi, que aparentemente haviam combinado o resultado de empate e fizeram uma espécie de "trolagem" no tabuleiro.
Veja abaixo:
Porém, o comitê da FIDE não encarou com muito humor a brincadeira dos russos e retirou o ponto dos dois jogadores! Para a surpresa de muitos, o resultado da partida foi dado como 0-0.
Mesmo após apelação dos jogadores o resultado foi mantido por unanimidade entre os membros do comitê (3/3) e a FIDE emitiu um comunicado
Vejam a decisão do Árbitro Chefe Syrovy:
"A meu ver, ambos os jogadores são responsáveis por isso, considero que combinaram previamente o resultado do jogo. A minha opinião baseia-se nas jogadas que realizaram".
Confira o comunicado completo da FIDE:
Este meio ponto custou caro a Dubov, já que na classificação final ele ficou apenas meio ponto atrás de Magnus Carlsen! 1º Magnus Carlsen 16,0 2º Daniil Dubov 15,5 3º Vladislav Artemiev 15,0

OS DESTAQUES
Selecionamos uma partida destaque e o melhor momento das competições! A partida de destaque que selecionamos foi Dubov-Jinshi Bai, da sessão de rápidas, uma partida extremamente dinâmica e criativa por parte do russo!
Já o melhor momento ficou para a partida Narayanan-Fedoseev, da sessão de rápidas, com o russo demonstrando a força de cálculo de um GM de 2700!
Confira o momento crítico no vídeo abaixo e o complexo cálculo:
O BRASIL NO MUNDIAL!
Não poderíamos deixar de citar também a participação do brasileiro GM Giovanni Vescovi, que mesmo depois de mais de uma década longe dos tabuleiros, fez algumas aparições em 2023 e esteve no Uzbequistão como o único representante brasileiro!
Apesar de uma campanha tímida com 5,0/13 no rápido e 9,0/21 no blitz, bem abaixo de performances de seu auge quando era top 50 do mundo, a torcida brasileira esteve bem feliz em poder rever este mestre brasileiro que já fez história nas 64 casas!
Confiram este excelente final jogado durante a sessão blitz, em que Vescovi venceu de uma maneira bem instrutiva!
Comentários