top of page

Gukesh, o 18º Campeão Mundial de Xadrez!

ree

Gukesh vence o Match do Campeonato Mundial de Xadrez 2024 sobre o chinês Ding Liren e torna-se o mais jovem Campeão Mundial da história!!


Hoje a Índia está em festa e os fãs de Gukesh estão vibrando com o seu segundo Campeão Mundial de Xadrez! O país vem demonstrando ser uma grande potência dos últimos anos, fruto de seu primeiro Grande Mestre em 1988, que conquistou o mundo e foi referência para as próximas gerações: Vishy Anand!


ree

A trajetória de Gukesh até ser coroado como Campeão Mundial de Xadrez é simplesmente incrível!


Em 2019, Gukesh se tornou Grande Mestre e na época foi o segundo GM mais jovem da história com 12 anos, 7 meses e 17 dias, atrás apenas de Karjakin. Posteriormente Abhimanyu Mishra superou a marca dos dois jogadores.

Em 2022, esteve como primeiro tabuleiro da equipe 2 da Índia na Olimpíada de Xadrez de Chennai. O seu time ficou em 3º lugar e ele levou a medalha de ouro como melhor primeiro tabuleiro da competição com 9/11 e uma performance de 2867.


Em 2023, classificou-se para o Torneio de Candidatos por conta do Circuito FIDE, que dá vagas para a competição.

Em abril de 2024, venceu o Torneio de Candidatos, ficando à frente de jogadores como Ian Nepomniachtchi, Nakamura e Caruana! Com a sua vitória, garantiu a vaga para a disputa do Campeonato Mundial de Xadrez 2024 contra o então campeão, o chinês Ding Liren.


Em setembro de 2024, esteve novamente disputando a Olimpiada de Xadrez em Budapeste, porém desta vez, como o primeiro tabuleiro da equipe principal da Índia! Nesta ocasião o seu país sagrou-se Campeão Olímpico, e Gukesh novamente levou a medalha de ouro como melhor primeiro tabuleiro com incríveis 10/11 e uma performance de 3056! Embalado por tantos resultados expressivos, Gukesh chegou a 2783 e atualmente é o #5 do ranking da FIDE.


Chegou à disputa do Campeonato Mundial de Xadrez com muita expectativa, por conta de sua incrível ascensão dos últimos anos, e muitos davam como certa a sua vitória sobre Ding Liren, que desde que tornou-se Campeão Mundial de Xadrez teve um declínio enorme em seu potencial de jogo e perda de rating, chegando a ocupar a posição #23 no ranking da FIDE, e colecionando inúmeros resultados ruins em torneios no último ano.


A disputa foi acirrada e você pôde acomapanhar aqui no site O Estrategista toda a trajetória: Game 01 - Gukesh 0-1 Ding, o chinês surpreende com a Defesa Francesa




Na reta final, o match estava igualado em 6-6, e na 13ª partida Gukesh teve brancas. Nesta partida enfrentou novamente a Francesa de Ding e depois de muita luta a partida terminou em empate na jogada 69.


Na 14ª partida, novamente os rumos estavam dando a direção para um novo empate, o que levaria a disputa para um desempate de partidas rápidas, porém Gukesh estava com um peão a mais e tentando pressionar o chinês. E novamente Ding "tiltou". Na jogada 55 fez um erro gravíssimo ao oferecer a troca de torres.


ree

Depois de semanas de luta e 14 partidas tensas, Gukesh mal podia acreditar no erro grave de seu adversário. O indiano controlou os nervos e calculou com precisão: 55.Txf2, 56.Rxf2 Bd5!, 57.Bxd5 Rxd5, 58.Re3 Re5.


ree

Ding abandona. E exatamente nesta posição, Gukesh torna-se o 18º Campeão Mundial de Xadrez, o mais jovem de toda a história com apenas 18 anos de idade!



Logo após a conquista, o Chess Base Índia fez uma publicação revelando a equipe de Gukesh para esta disputa:


ree

Desejamos muito sucesso ao prodígio indiano, que conquistou o mundo e escreveu o seu nome na história de nosso nobre esporte! Que o seu reinado seja expressivo como de seus predecessores Carlsen, Kasparov e tantos outros que inspiraram gerações!

Comentários


bottom of page